Games

League Of Legends | Fnatic: A primeira e única no Ocidente

Escrito por Otavio Victor

A Fnatic é uma das maiores organizações do mundo, criada em 2004 a equipe coleciona títulos em várias modalidades do e-sport, e hoje falaremos do primeiro Mundial de League Of Legends, conquistado por eles em 2011. Porém, iremos introduzir e contextualizar do porque muitos não o consideram um Mundial.

Em 2011 a Riot (desenvolvedora) queria expandir seus jogos para nível mundial, a exemplo do que muitos outros games já faziam, com isso, ela organizou o primeiro Mundial realizado no DreamHack Summer 2011. Era um torneio modesto e com apenas 8 equipes, sendo elas da América do Norte, Europa e Sudeste Asiático.

No primeiro ano, equipes Coreanas, que junto da China vem dominando o cenário atualmente, não puderam participar por regras que a Riot havia implementado na época. Com isso, o torneio teve dominância da Europa e América do Norte.

Os grupos se formaram por: Epik Gamer (NA), Against All Autorithy (EU), Fnatic (EU) e Pacific eSports (SA), com a classificação sendo respectivamente nessa ordem. Já no grupo B tinha: Team Solo Mid (NA), Counter Logic Gaming (NA), Team Gamed.DE (EU) e Xan (SA), também se classificando nessa ordem.

O líder de cada grupo foi para as semi-finais de forma direta, já os outros classificados ficaram para disputar as Quartas de Final. Com um Playoff bem tranquilo por parte da Fnatic, eles passaram sem problemas para uma final.

O título foi contra a Against All Autorithy, vencendo os rivais da Europa por 2-1, onde na época as competições eram disputadas em Melhores de três. Porém, mesmo com o título, atualmente muito não o consideram ou esnobam, muito pelo fato de não se parecer com o atual modelo do Mundial.

Isso se dá por na época não aceitarem as equipes Coreanas, que já eram um adversário forte internacionalmente. Além disso, o torneio foi bem subestimado pelas equipes, já que tudo era novo na época e pela competição se passar dentro de um outro evento, muitos jogadores não deram tanta atenção para o Mundial.

O nível do jogo naqueles tempos também era bem distante do que temos atualmente, a função ‘Suporte’ e ‘Jungler’ ainda parecia ser um mistério para os jogadores, que não extraíam o máximo do que o campeão poderia fazer. Podemos dizer que o League Of Legends se tornou um novo jogo quando os players começaram a explorar mais suas funções.

Logo, para a Riot, a Fnatic é sim a primeira campeã do Mundial, independente das diversas opiniões, e ela faz questão de evidenciar isso em vários vídeos onde mostram todos os campeões do torneio. Deixando claro que o primeiro campeão e até hoje único é do ocidente.

Além disso, a Fnatic mostrou sua força e foi por muito tempo a única do Ocidente a chegar em uma final, já que acabou repetindo o feito em 2018 em uma campanha enorme, porém, acabou sendo derrotada para a Invictus Gaming por 3-0. Logo depois foi a vez da sua maior rival, G2, chegar em uma final e perder pelo mesmo placar para a FPX.

Com isso, a Fnatic se mantém indiscutivelmente como única no Ocidente a conseguir tal feito e onde sempre é lembrada por grandes campanhas no torneio, uma das primeiras organizações do Mundo se mantém viva e forte até nos dias de hoje, mostrando o peso de sua camisa.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Otavio Victor

I am a Baggins of Bag End.

Deixar um comentário

Or