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Kingdom Hearts III ReMind fecha buracos, mas abre muitas dúvidas

Escrito por Pedro Ladino

Um dos maiores pontos negativos de Kingdom Hearts III em minha opinião, foi o quanto a reta final do jogo é rushada e um tanto decepcionante para aqueles que esperavam uma conclusão da história, ainda que Tetsuya Nomura tivesse dito antes do lançamento de que o terceiro título numerado não seria o último jogo. Após 20 horas de passeio nos mundos da Disney, a trama principal de Kingdom Hearts é simplesmente jogada nas 5 horas restantes do jogo, trazendo batalhas monótonas e cansativas. Além de um misterioso teaser.

Então, ReMind foi anunciada, prometendo refazer os acontecimentos finais do jogo, dando também a oportunidade aos jogadores de utilizar os diversos personagens da franquia. Mas será que valeu a pena?

O texto abaixo contém spoilers de Kingdom Hearts III.

  • ReFazendo e ReMendando

ReMind começa logo após Sora decidir se sacrificar para salvar Kairi. Para aqueles que zeraram o jogo base, logo após essa cena, a cutscene final começa e o game termina. No jogo base, nós nunca soubemos como e o que aconteceu para que Kairi retornasse e então Sora desaparecesse. A DLC dá a oportunidade para o jogador viver os momentos finais de Sora. A gameplay começa do ponto onde estamos enfrentando a Organização XIII.

Ainda que a quebra de ritmo ainda não tenha sido consertada são batalhas com dois ou mais vilões e há cutscenes quando cada um deles é derrotado e então a batalha recomeça poder jogar com outros personagens traz uma ótima sensação, ainda que eu não ache o combate de Kingdom Hearts III tão profundo assim e maioria dos combos são iguais.

A narrativa do game base se mantém intacta até a parte onde Kairi morre, exceto por momentos onde Sora está encarando os corações de outros personagens e fechando buracos da história. Temos um excelente momento de combate envolvendo todos os personagens e eu tive que tirar o chapéu para o Nomura nessa hora. O HYPE FOI REAL.

Mesmo que Kingdom Hearts III não seja legitimamente bom, é impossível não se emocionar com a cutscene final, e ver uma versão completa desse momento, é algo sem preço para qualquer fã da franquia.

  • Limited Cut e o sal do Nomura

Ao terminarmos ReMind, um novo modo se abre: Limited Cut e que provavelmente é a parte que deixou qualquer fã de Kingdom Hearts com bastante dúvidas e sentimentos mistos com o Nomura.

Limited Cut começa 1 ano depois dos eventos de Kingdom Hearts III e Sora ainda continua desaparecido. Para isso, Cid e vários outros personagens de Final Fantasy criam uma base de dados onde um Sora virtual precisa derrotar os membros da Organização e então achar uma resposta para o sumiço dele.

São batalhas realmente difíceis e necessitam de um bom tempo para podermos saber os padrões de ataque de cada personagem. Não é só chegar lá e sair esmagando o X.

Após isso, temos acesso aos finais secretos da DLC. E bom… não sei o que fazer com essa informação. Só o tempo dirá. A DLC também traz um modo foto e melhorias nas cutscenes, o que deixa mais claro o quanto o jogo foi rushado na reta final de seu desenvolvimento.

ReMind é um bom complemento para o jogo base e fecha alguns buracos deixados no final. Ainda que seja basicamente várias batalhas contra chefes, em ambos os modos, há momentos emocionantes. Além de fazer qualquer um pensar sobre o quanto de poder Tetsuya Nomura possui dentro da Square Enix.

Agradecimentos à Square Enix pelo envio do código.

Prata – Considerável

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Sobre o Autor

Pedro Ladino

"Just when I thought I was out...they pull me back in."