Gameplay Games

eFootball PES 2020: evoluindo para o verdadeiro simulador de futebol

Escrito por Stenyo Araújo

Como de costume, todo ano temos os lançamentos dos rivais Pro Evolution Soccer e FIFA. Assim como nos últimos títulos, o PES deu seu primeiro chute a gol, e como nas ultimas edições vem tentando se aproximar da realidade dentro dos campos.

O game teve uma melhoria significativa em relação ao PES19. Os controles e a movimentação em campo dos jogadores estão muito mais fluidos, e com base nas opiniões e reclamações da comunidade a I.A também foi melhorada.

As novidades são visíveis logo de cara. Esse ano, a Konami quis iniciar uma nova fase, e focada em competições de eSports, alterou o nome  game para eFootball PES.

O mesmo vale para os dribles, que foram refeitos este ano, com a ajuda de Andrés Iniesta. Iniesta esteve como consultor para a Konami na forma de estudar e explicar como um jogador se comporta no campo e lances que podem gerar possíveis jogadas. Como base das novidades no gameplay, temos drible preciso e chute falso, no menu do game é possível ver um tutorial.

Algumas mecânicas foram melhoradas, como o domínio de bola. Ao lidarem com a bola que vem em sua direção os jogadores agirão com mais inteligência.

Outras técnicas de domínio foram criadas: o “controle sem tocar”  que permite que você corra junto com uma bola que está sob seu controle sem fazer contato, e o “domínio com finta” permite que você finja o domínio da bola em uma direção e execute o toque para outra.

Novas habilidades também deram as caras na versão deste ano. Agressividade: jogadores com essa habilidade pressionarão quem estiver com a bola com uma agressividade considerável. Condução firme: jogadores com essa habilidade usam seu estilo e técnica para passar por adversários em espaços reduzidos. Passe em profundidade: jogadores com essa habilidade serão mais precisos ao darem passes em profundidade.

O chute também recebeu melhoras, a precisão de cada chute e passe muda de acordo com a postura, posição em campo ou quanta marcação há ao redor. Isso dificulta os gols milagrosos que víamos nas versões anteriores.

Mas agora chegamos a um ponto crucial no PES, uma tecla que já vem sendo batida a muito tempo pela comunidade: a defesa. Em PES 2020, foram feitas algumas melhorias significativas na defesa, como por exemplo, novas animações de carrinhos e bloqueio com o corpo, sem contar da opção de cometer uma falta intencional como último recurso para parar um ataque do adversário, pode não agradar algumas pessoas, mas tornou as coisas mais realistas.

Em relação aos modos de jogo, não tivemos muitas novidades, eFootball PES 2020 tem alguns modos de jogo já conhecidos, como myClub, Master League e Become a Legend.

Master League, foi o modo mais retrabalhado de PES 20. Na Master League, você assume o papel principal de um treinador de futebol. Você pode escolher treinadores conhecidos, como Maradona, Zico, Roberto Carlos, Romário e até a lenda J.Cruyff.

O menu também foi refeito, além da implementação de cutscenes, em que o treinador precisa responder perguntas em coletivas de imprensa, ou tomar decisões em reuniões com os empresários do time.

O myClub não teve muita mudança em relação ao ano anterior. Uma novidade em PES 20 é o modo Matchday, em que você escolhe uma equipe e participa de um minitorneio online. Por exemplo, times de um lado da Europa contra equipes da América do Sul ou clássicos como Manchester United contra Arsenal.

Com o time escolhido , você enfrentará membros do time adversário durante a fase de partidas para ganhar e acumular pontos. O time com mais pontos de evento ao final dessa fase disputará a grande final. Você ganha pontos independente do resultado, esses pontos também renderam recompensas para o myClub.

Também temos melhoras nos servidores do game, em relação ao ano passado, esse ano podemos desfrutar de menos lags em partidas online. Outra novidade é poder ver a qualidade de internet do adversário antes de começar a partida, e assim decidir se irá ou não enfrenta-lo. Quem sabe essa melhora seja pelo fato da Konami estar focada  em transformar o game em um título de eSport.

eFootball PES 2020 não é o jogo perfeito, mas como um jogador da série desde o Pro Evolution Soccer 2011, a versão deste ano me deixou muito feliz. Com belos gráficos, animações realistas, melhorias e correções significativas, tenho a esperança que o PES continue a melhorar, e que a Konami possa ouvir mais a comunidade tão fiel desse game.

Ouro – Recomendável

Agradecimentos à Konami pelo envio do código. O jogo foi rodado em um PlayStation 4 e também está disponível para Xbox One e PC.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Stenyo Araújo

Gamer, Geek, Otaku , RPGista, Rokeiro, essas são as cinco palavras que me definem muito bem.

Deixar um comentário

Or