Cinema

Wizard World 2016 | Michael J. Fox conta como virou Marty McFly

Escrito por Tiago Bacelar

O ator Michael J. Fox estava destinado para o papel de Marty McFly, em De Volta Para o Futuro. No entanto, levou um tempo para ele realmente pegar o personagem.

Muitos dos problemas para aceitar logo de cara fazer o Marty McFly aconteceram, devido o sucesso de Michael J. Fox no sitcom Family Ties. Durante um painel na Wizard World Philadelphia, via repórter Brandon Davis, do Comicbook, o co-criador Bob Gale e Michael J. Fox (junto com Lea ThompsonChristopher Lloyd) falaram como foi todo o processo de negociação.

Bob Gale foi questionado se Michael J. Fox sempre foi sua primeira escolha. “Isso é verdade. Bob Zemeckis e eu eramos grandes fãs de Family Ties. Nós vimos que Michael J. Fox tinha o melhor timing de comédia, que qualquer um da TV, especialmente na sua idade. Sabíamos que ele poderia ser um perfeito Marty McFly. No entanto, existia um problema. Ele estava em Family Ties. Quando nos aproximamos do produtor do seriado, Gary David Goldberg, para ver se ele poderia permitir que Michael saísse do programa para participar do nosso futuro filme, ele leu o roteiro. Depois de maneira muito entusiasmada, percebemos o quão ele tinha adorado o texto. Ele disse: ‘Esse roteiro é tão bom, que não posso permitir que o Michael J. Fox leia isso, porque o Michael irá me odiar pelo resto da vida, por negar a ele o direito de participar desse filme’. Michael J. Fox estava carregando nas costas Family Ties naquele tempo. Meredith Baxter Birney, sua co-estrela, estava grávida, e Michael teve que segurar as pontas por ela também no trabalho. E Gary disse: ‘desculpem-me, mas não posso deixar ele sair’. Nós entendemos aquilo, e começamos uma procura intensa por outro Marty McFly.”

Mesmo depois dessa primeira tentativa, o roteiro acabaria chegando nas mãos de Michael J. Fox.

“Foi assim. Minha primeira memória de De Volta Para o Futuro foi quando estava em um trailer de produção, em Pasadena, fazendo um filme. Eu tinha um focinho, e cabelo no meu rosto. Almoçava através de uma palha. Nesse set, eu era um Lobisomem. Alguém veio, e me disse, que estavam procurando locações para um filme de Steven Spielberg, nas proximidades de onde nós estávamos filmando. Então, eu pensei… uau… Por que não posso? Por que eu sou um lobisomem, quando poderia estar em uma produção como àquela? Disseram-me que o Crispin Glover estava nela… Eu conhecia o Crispin. E eu pensei… porra… o Crispin Glover está nesse filme.”, disse Michael J. Fox.

Michael J. Fox continuou: “O Crispin está em um filme de Steven Spielberg, e eu era um Lobisomem. Então, algo aconteceu e tudo mudou. Eu não sabia nada sobre esse filme. O Gary chamou-me no escritório dele, durante o período do Natal, e disse que tinha tido uma conversa com Bob e Steve no começo do ano. Eles tinham perguntado minha disponibilidade, o Gary disse que eu não estava disponível. Ele não quis me dizer sobre isso para não me deixar chateado. Eu disse que não tinha problemas. O Gary disse que agora eles precisavam de mim para substituir o ator contratado para fazer o Marty McFly. Ele me deu o roteiro e disse para eu lê-lo. Peguei o roteiro e disse que era o melhor roteiro que tinha lido. Duas semanas depois, eu estava em um estacionamento em Pomona… (Port Hueneme), com chamas passando através das minhas pernas.”

Sorte do público, Michael J. Fox acabou aceitando o papel em De Volta Para o Futuro, uma franquia mundialmente conhecida até hoje, 30 anos depois.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Tiago Bacelar

Estudante de Direito e formado em Jornalismo e em Cinema. Gosta de filmes e seriados de gêneros variados. Escreve para a Torre de Vigilância desde 2015.