Literatura Marca Página

Sugestão Literária | Viva a Língua Brasileira

VIVA
Escrito por Ravel Medrado

Sinopse: ”Este livro é uma declaração de amor à língua portuguesa falada no Brasil. Em forma de verbetes rápidos e instrutivos, dá dicas e tira dúvidas que você sempre teve sobre o uso do idioma. Contra aqueles que defendem que só os irmãos de Portugal sabem tratar a gramática como ela merece, aqui está um antídoto.

Contra aqueles que adoram corrigir o que nunca esteve errado e defendem bobagens, aqui está a resposta perfeita. Contra o analfabetismo funcional, o pedantismo do juridiquês, a barbaridade do corporativês, a importação servil de estrangeirismos e o chiclete viciante do clichê, este é um manual perfeito para usar nossa língua em toda sua riqueza e sem nenhum preconceito.”

Captura-de-Tela-2016-08-03-às-17.48.49

O Viva a Língua Brasileira escrito pelo jornalista Sérgio Rodrigues, publicado em 2016 pela Companhia das Letras, é singular nos últimos tempos no meio literário nacional. É um livro pra todos públicos. O autor consegue dar belas lições de português com bom humor, curiosidades e referências musicais e literárias. Quem nunca quis fugir daquele pequeno erro de português no trabalho?

Resultado de vários anos de trabalho como jornalista, a obra de Rodrigues nos embala em um emocionante passeio pela língua portuguesa desde as origens das palavras à guerra dos sexos quanto ao gênero das palavras entre ”xs leitorxs” além de diversos dilemas do contemporâneo: neologismos, modismos, gabinetismos e outros ismos.

”Se você acha nosso idioma dificílimo, ilógico, caidaço, ou acredita que conversar amorosamente sobre ele é perda de tempo – lamento você está errado. Espero que este livro mude seu modo de pensar.”

Lembro-me do professor de história contando a origem da palavra forró, que seria do inglês for all quando os americanos (ou estadunidenses, ou norte-americanos… Isso entre também em discussão no livro) estavam em uma base no Rio Grande do Norte. O livro ajuda desmitificar esse tipo de história absurda, forró não tem nada a ver com for all!

Confira o vídeo do autor contando um pouco sobre o livro:

Conhecer a língua de um povo é também conhecer a sua história. Entretenimento, história e conteúdo de pesquisa se misturam nas páginas de Viva a Língua Brasileira proporcionando ótimos momentos para quem o adquirir. Tenham uma ótima leitura.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Ravel Medrado

A felicidade só existe na aceitação.