Cinema

Star Wars: O Despertar da Força | Disney divulga bilheteria final do filme

Escrito por Tiago Bacelar

Depois de ficar quase 6 meses em cartaz, exatamente 168 dias, Star Wars: O Despertar da Força saiu de todos os cinemas do mundo. O filme terminou sua carreira com a impressionante quantia de 936,66 milhões de dólares na bilheteria norte-americana. Ficando na primeira colocação do ranking, por uma diferença significativa para o segundo, Avatar com 760,5 milhões. O ajuste da inflação não é contado pela indústria cinematográfica, tornando as disputas mais acirradas, com lançamentos mais frequentes, e competição fora de outros veículos como televisão, vídeo games, e muitas outras fontes de entretenimento.

Star Wars: O Despertar da Força, a primeira produção da Lucasfilm nos cinemas, depois da sua aquisição pela Disney, finalizou com mais de 30 recordes quebrados na bilheteria e mais de 2 bilhões de dólares arrecadados mundialmente. O mercado estrangeiro gerou 1,13 bilhão, finalizando sua jornada nos cinemas com 2,068 bilhões no total. No mundo todo, o filme ficou em terceiro lugar, atrás de Avatar e Titanic, que conseguiu sua marca de 2,187 bilhões, através de relançamento do filme.

Os últimos 12 meses da Disney nas bilheterias foram bem incríveis. 2 bilhões de dólares de Star Wars, 1,4 bilhão de Vingadores: Era de Ultron, 1,13 bilhão e contando de Capitão América: Guerra Civil, 1 bilhão e contando de Zootopia, 896 milhões e contando de Mogli: O Menino Lobo, 857 milhões de Divertida Mente, 544 milhões de Cinderela, 519,4 milhões de Homem-Formiga. Tudo isso sem contar vendas e aluguéis de home vídeo, brinquedos, e outros produtos relacionados. Eles tiveram suas parcelas de fracassos e resultados não esperados, mas o resto desse ano vislumbra uma arrecadação imparável da inteira linha de lançamentos dos estúdios da Disney nos cinemas.

A Pixar tem Procurando Dory; a Walt Disney Studios tem The BFG, Pete’s Dragon, The Light Between Oceans e The Queen of Katwe, com Lupita Nyong’o; a Marvel Studios tem Doutor Estranho; a Walt Disney Animation Studios tem Moana; e a Lucasfilm tem Rogue One: A Star Wars Story. Enquanto nenhum desse aparenta ter o potencial lucrativo de Star Wars: O Despertar da Força, eles podem fazer grandes performances nas bilheterias mundiais.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Tiago Bacelar

Estudante de Direito e formado em Jornalismo e em Cinema. Gosta de filmes e seriados de gêneros variados. Escreve para a Torre de Vigilância desde 2015.