Quadrinhos

A diferença invisível | Nemo lança quadrinho sobre Síndrome de Asperger

Escrito por Gabriel Faria

Está chegando o mês de junho, período em que a Editora Nemo lançará algumas de suas graphic novels mais aguardadas do ano. A primeira delas, A diferença invisível, aborda de forma sensível a Síndrome de Asperger. Confira os detalhes abaixo.

Marguerite tem 27 anos, e aparentemente nada a diferencia das outras pessoas. É bonita, vivaz e inteligente. Trabalha numa grande empresa e vive com o namorado. No entanto, ela é diferente. Marguerite se sente deslocada e luta todos os dias para manter as aparências. Seus movimentos são repetitivos e seu universo precisa ser um casulo. Ela se sente assolada pelos ruídos e pelo falatório incessante dos colegas. Cansada dessa situação, ela irá ao encontro de si mesma e descobrirá que é autista – tem a Síndrome de Asperger. Sua vida a partir daí se transformará profundamente.

As autoras desta história são Mademoiselle Caroline, parisiense e autora de vários álbuns humorísticos e autobiográficos envolvendo depressões, que chamaram a atenção da mídia e dos leitores, e Julie Dachez, diagnosticada com Síndrome de Asperger aos 27 anos. Um diagnóstico tardio, que ela converte num trampolim para uma nova vida.

Ela deixa de fingir, de aceitar um cotidiano que não é para ela e decide viver plenamente sua vida, com suas forças e suas fraquezas. Em A diferença invisível, ela conta seu percurso, mas também fala da diferença – no sentido amplo do termo –, de respeito, de tolerância e de aceitação de si mesmo. Seu blog Émoiémoietmoi é acompanhado por um grande número de autistas e profissionais da saúde. A tradução deste quadrinho ficou a cargo de Renata Silveira.

A Síndrome de Asperger é uma condição neurológica do espectro autista caracterizada por dificuldades na interação social, comunicação não verbal e padrões de comportamento repetitivos com interesse restrito. Foi nomeada em homenagem a Hans Asperger, pediatra austríaco que em 1944 estudou e descreveu crianças com as mesmas características. A causa exata da síndrome é desconhecida.

A diferença invisível possui 192 páginas encadernadas em brochura no formato 17 x 24 cm, com preço de capa de R$ 44,90.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Gabriel Faria

Apaixonado por quadrinhos, redator da Torre de Vigilância, criador do blog 2000 AD Brasil e otaku nas horas vagas.