Cinema Entretenimento

CRÍTICA | Liga da Justiça Sombria

Escrito por Guilherme Marconi

Liga da Justiça Sombria (Justice League Dark) é a mais recente animação da DC Comics, que explora o Universo Místico e seus icônicos personagens. A trama se inicia quando estranhos eventos sobrenaturais envolvendo pessoas comuns  começam a ocorrer por todo o mundo.

“Eles lidam com o oculto e o sobrenatural, e devem se unir para enfrentar uma ameaça que talvez nem Batman, Superman e companhia e possam lidar.”

Baseada no título criado por Peter Milligan e Mikel Janin, a equipe foi uma aposta do selo Os Novos 52 em 2011, após os eventos de Flashpoint. 

liga

John Constantine é o líder da equipe, e talvez possa desagradar os fãs da fase Vertigo do mago canastrão. Aqui, temos um personagem que usa a magia com um pouco mais de exagero e cores, e assim como em sua fase dos Novos 52 ele não fuma.

Guia de Leitura Hellblazer – John Constantine

constantine1star658

A animação segue os mesmos moldes visuais de suas antecessoras: visuais parrudos e com uniformes dos N52. Apesar de me agradar, fico com aquela sensação incômoda de ver algo ultrapassado, já que estamos na nova fase, o Rebirth.

Muito se discutiu sobre um possível protagonismo exagerado ou presença desnecessária do Batman, um dos personagens mais vendáveis e populares da editora, mas, voltando as fontes, vemos que praticamente todos os personagens tiveram um background relevante com o Morcego nos quadrinhos. E quem melhor para ajudar a solucionar um mistério que o maior detetive de todos os tempos?

-Ajudou a solucionar o assassinato de Boston Brand, o Desafiador

-Amigo de infância e antigo caso amoroso de Zatanna Zatara

-Amigo pessoal de Jason Blood, o Etrigan

-Recentemente, atuando ao lado de John Constantine no Ano 3 de Injustiça: Deuses Entre Nós

-Ajudou Alec Holland, o Monstro do Pântano a libertar Abby Cable da cadeia, que fora acusada de indecência, ao manter um namoro com o Monstro.

monstro2

Monstro do Pântano #53

Apesar de algumas modificações nesses backgrounds, ele funciona muito bem como uma ligação entre os personagens, deixando o protagonismo para a dupla Zatanna e John Constantine. Superman, Mulher Maravilha e Lanterna Verde (John Stewart) fazem participações especiais.

Etrigan é um dos destaques mais positivos, imponente e temido até por outros demônios. Sua história de origem com Morgana Le Fay foi um pouco modificada em detrimento da trama, e faz uma ligação direta com o vilão. Outro ponto muito bacana do personagem são suas falas, sempre em formatos de rima. Talvez isso se perca um pouco na versão dublada. Vamos esperar pra conferir.

etrigan

Dirigido por Jay Oliva, o filme conta com as vozes de Matt Ryan (Constantine), Jason O’Mara (Batman), Camilla Luddington (Zatanna), Nicholas Turturro (Desafiador) e Ray Chase (Etrigan). É o segundo filme animado a receber a classificação R rating. O sangue é presente na animação, mas não espere nada além disso.

Quebrando a hegemonia de suas oscilantes recentes antecessoras, Liga da Justiça Sombria é um respiro de otimismo para seus futuros longas animados. A animação chega em  7 de fevereiro de 2017, em blu-ray. Sem previsão para o Brasil.

asa

Acima, a primeira imagem de Teen Titans – The Judas Contract, baseado no famoso arco dos Novos Titãs “Contrato de Judas“, e será a próxima animação de 2017.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Guilherme Marconi

Fundador do site Torre de Vigilância, artista digital, boxeador amador e apaixonado por quadrinhos.